Estamos todos hipnotizados por João Fonseca
O novo capítulo do tênis brasileiro já não se limita apenas ao Rio Open. João, o protagonista, vive o enredo de ascensão mais almejado entre os que decidem viver do esporte: depois de vencer US Open, Copa Davis e terminar o ano como número 1 do mundo no juvenil, em 2023, ele trocou a possibilidade do tênis universitário pela certeza do circuito profissional e já coleciona vitórias notáveis. O The Next Gen ATP Finals 2024, em Jeddah, é a maior até aqui.
Nada fora do script da promessa que se torna realidade – e nada mais necessário para um país sedento por bons exemplos, como o carioca tem se mostrado. Aos 18 anos, Fonseca se tornou uma espécie de chamariz para torneios importantes na Austrália e nos Estados Unidos, onde recebe convites para enfrentar os melhores de igual para igual.
Próximas paradas
Se os convites continuarem a chegar ou o ranking naturalmente melhorar, João segue para o giro do saibro, que engloba disputas em Monte-Carlo, Madri e Roma, e antecede o segundo Grand Slam do ano, Roland Garros.
Janeiro
Australian Open – Melbourne, Austrália
João chegou ao primeiro Grand Slam do ano embalado pelo título no Challenger de Camberra: atropelou o russo Andrey Rublev e fez o italiano Lorenzo Sonego suar. Ga-nhou elogios de Djokovic, Coco Gauff e Carlitos Alcaraz.
Fevereiro
Rio Open – Rio de Janeiro, Brasil
Fonsequismo é o motivo do maior crescimento de público nos mais de 10 anos de torneio. Vencer o ATP 250 de Buenos Aires durante os qualis do Rio trouxe pressão e uma lamentável derrota na estreia, mas recheou o evento com fãs de tênis verdadeiramente interessados.
Março
Indian Wells – Califórnia, Estados Unidos
Ex-número dois do mundo e atual diretor do evento, Tommy Haas fez questão de incluir o jovem talento direta-mente na chave principal – João não tinha ranking mínimo para entrar sem convite. Perdeu do atual campeão Jack Draper na segunda rodada.
Março
Miami Open – Miami, Estados Unidos
Reuniu mais torcedores entusiasmados (alguns até demais) do que muita gente grande. Competiu apenas na quadra principal, devido à altíssima procura, e começou com uma batalha da nova geração – tirou o americano Learner Tien em três sets. Foi parado em uma bela disputa com o australiano Alex de Minaur na terceira rodada.